O que é ?
Rica em cálcio, magnésio, ferro e zinco, a água termal protege a epiderme contra agressões do ambiente, ajuda na hidratação e tem ação antiflamatória. E o melhor: não tem contra-indicação, a água termal é proveniente de fontes de águas profundas, subterrâneas: A água fica muiiiitoooo tempo nesse ambiente, ás vezes décadas, antes de sair à luz do dia. Por isso, ela entra em contato com vários nutrientes do solo, enriquecendo-se deles. São subs~t^ncias ricas em ìons e macromoléculas, dai os beneficíos de refrescar e acalmar a pele.Além disso a água termal ajuda na cicatrização, promove o equilibrio da pele e melhora a defesa através de uma película fina que forma na pele.
De onde vêm?
As águas termais começam como gotas de chuva que penetram no solo e passam décadas embaixo da terra, sendo aquecidas pela temperatura ambiente. Na profundidade em que se encontra, a água permanece sem receber luz ou entrar em contato com bactérias e outros microorganismos. Por isso, é importante que a coleta e o armazenamento sejam feitos da forma mais higiênica possível. Nas fontes ou poços, a água pode emergir com temperaturas entre 35ºC e 54ºC.
As águas termais começam como gotas de chuva que penetram no solo e passam décadas embaixo da terra, sendo aquecidas pela temperatura ambiente. Na profundidade em que se encontra, a água permanece sem receber luz ou entrar em contato com bactérias e outros microorganismos. Por isso, é importante que a coleta e o armazenamento sejam feitos da forma mais higiênica possível. Nas fontes ou poços, a água pode emergir com temperaturas entre 35ºC e 54ºC.
Pra que serve ?
Além de refrescar o rosto. Também pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce, combate a expressão de cansaço de imediato, hidrata, nutre e refresca a pele. Ela é inclusive indicada pelos médicos dermatologistas para as pessoas com peles sensíveis e/ou alérgicas, particularmente bom para quem tem rosácea, eczemas, psoríase e queimaduras superficiais, já que tem propriedades cicatrizantes.
Quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou acabou de fazer um peeling também vai se beneficiar com essas borrifadas de frescura pura.
. A água termal deve ser incluída no cuidado diário da pele. Uma dica bacana é borrifá-la após os cuidados com a pele e deixar no rosto por 1 minuto. Depois enxugar levemente o rosto deixando a pele úmida com o produto.
Outra dica bacana da utilidade para a água termal é usá-la antes da maquiagem, pois limpa a pele e a prepara para a maquiagem ajudando a fixá-la melhor, a minha gente e pode dar uma borrifadinha no pincel também antes de aplicar a sombra. Uma outra dica é borrifar o produto sobre os lábios, principalmente se você sofre de lábios rachados ou ressecados. Ajuda a cicatrizá-los e hidratá-los.
No verão, o produto é um ótimo aliado para refrescar e acalmar a pele melhor ainda usar ele bem geladinho. No inverno, ajuda a diminuir aquela vermelhidão do rosto provocada pelo vento frio. Não tem contra indicações, pois o risco de alergia é mínimo.
A água termal reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida contra agressões como a poluição,.
Similares
Há um similar sintético de água termal chamado physiogenyl, usado em géis e cremes manipulados. Trata-se de um complexo oligomineral com sódio, magnésio, zinco e manganês que foi desenvolvido pela Unicamp e é bastante usado nas farmácias de manipulação.
Não quer pagar por esse luxo? Use soro fisiológico. Colocado em um borrifador, ajuda na hidratação sem comprometer as finanças.
O soro tem a concentração ideal de sódio de que a pele precisa, diz a médica Renata Velloso. Só fica devendo em minerais para a água termal.
Fonte brasileira é ideal para peles oleosas ?
No Brasil, existem fontes de águas termais sobretudo na região de Caldas Novas, em Goiás.
Em São Paulo, as mais importantes são as fontes de Águas de São Pedro e de Ibirá.
Mesmo tendo uma boa quantidade de fontes disponíveis, o país tem apenas uma marca de água termal, a Águas de São Pedro, que já envasa e comercializa o seu produto desde 2002.
A água termal brasileira é uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, o que a torna ideal justamente para o tipo de pele que é mais comum no Brasil: a oleosa.
Água termal pode substituir o hidratante ?
Para sentir os benefícios da água termal, é necessário usar o produto entre duas e três vezes ao dia.
"Quando a gente transpira, a pele perde sódio, magnésio, enxofre e potássio. Da mesma forma que às vezes o corpo precisa de um isotônico para repor substâncias, a pele precisa da água termal", explica Daniela Nunes.
O ideal é usar a água termal antes do filtro solar, pela manhã, no meio do dia, antes de reaplicar o filtro, e antes de dormir.
A termal pode substituir o hidratante, para quem tem pele oleosa. Na praia, o spray é usado antes das reaplicações de filtro solar.
É tudo água, mas cada uma tem sua marca.
As propriedades variam de acordo com a região e o tipo de rocha pelo qual a água passou. A maior parte tem magnésio, cálcio, ferro e zinco, mas cada marca tem um diferencial.
A La Roche-Posay é rica em selênio, antioxidante. A Vichy tem bicarbonato, que amacia a pele.
A Avène tem a composição mineral balanceada.
A Águas de São Pedro tem propriedades anti-oleosidade e antissépticas.
Um comentário:
ADOOOOOOOORO agua termal! é bem fresquinha e super hidrata mesmo. Eu tenho pele oleosa e fica bem suave qnd eu uso. Usei a da Avene e da La Roche Posay, e ambas são deliciosas, principalmente se deixar na geladeira um tiquinho! Super refrescante!
Postar um comentário