Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A PELE

Quanto tempo né gente, mais prometo colocar tudo em dia !!

Hoje vou falar um pouquinho sobre pele, e dizer que sai traumatizada da aula de LIMPEZA DE PELE ANTES E PÓS MAQUIAGEM, porque traumatizada, porque sempre fui muito desencanada com minha pele, na minha adolescencia eu surfava, ficava largatiando no sol, meu bronzeador era coca-cola misturado com óleo johnson , eu já era muito sardentinha então imagine o que consegui com isso tudo, uma pele super manchada, passar hidratante nem pensar,  sempre tive muita preguiça de limpar tonificar, hidratar. Simplismente passava a maquiagem e pronto. Pois bem essa aula eu acordei , sei que um pouco tarde né com meus 34 anos sem cuidar da pele , masssss daqui pra frente sou uma nova mulher rsrsrsrsrs. Separei esse artigo sobre pele  muito bacana e depois vou postar todos os passos de uma boa limpeza de pele e os produtos legais ok. 

A Pele

Quantcast

A pele é o maior e mais extraordinário órgão do corpo humano. Os aproximadamente 1,80 metros quadrados de pele que revestem a superfície externa do corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo, formam uma barreira protetora dos tecidos mais profundos contra a ação de agentes físicos, químicos e bacterianos e constituem aproximadamente 15% do peso total do corpo.
Uma polegada quadrada (2,54 centímetros quadrados) de pele contém milhões de células, bem como muitas terminações nervosas cuja finalidade específica é transmitir as sensações de calor, frio e dor. Além disso, cada polegada quadrada contém inúmeras glândulas sebáceas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas. Há também uma intrincada rede de vasos sangüíneos que nutrem essa complexa estrutura.
Além de proteger nossos órgãos vitais, a pele também atua como regulador da temperatura do corpo. Quando o corpo está frio, os vasos sangüíneos se contraem diminuindo o fluxo de sangue através da pele, reduzindo, assim, a perda de calor e mantendo a temperatura normal do corpo. Quando a temperatura do corpo aumenta, esta é diminuída com a dilatação vascular e o aumento do fluxo sangüíneo na superfície da pele. As glândulas sudoríparas, controladas por um centro de controle de calor no cérebro, também participam desse processo. Quando o corpo está quente, suamos e a evaporação do suor na pele esfria a superfície do corpo e ajuda a manter a temperatura normal do corpo. Nesse aspecto, a pele funciona como um órgão excretor, eliminando resíduos inúteis do corpo como, por exemplo, uréia, embora essa excreção seja mínima se comparada com os rins, que realizam a excreção via urina.
Através da sua textura, cor e limpidez, a pele fornece informações sobre a nossa saúde em geral. Os nervos sensitivos enviam sinais para o cérebro sobre perigos. Um grupo de terminações nervosas especializadas da pele pode ativar os sistemas nervoso e endócrino até a excitação sexual.
Embora a espessura média da pele seja de 0,25 cm, ela varia desde 0,5 mm nas pálpebras e dobra interna dos cotovelos até 4 mm ou mais na palma das mãos e sola dos pés.
A pele é composta de três camadas:
. Epiderme. Derme
. Hipoderme

Epiderme (cutícula)É a camada externa – a pele que você vê. A superfície externa da epiderme é composta de células mortas. As células escamosas ficam logo abaixo da superfície externa; as células basais constituem a camada mais inferior da epiderme.
É necessário aproximadamente 1 mês para que novas células da pele, produzidas na epiderme viva, movam-se para cima, para a superfície externa. Á medida que as células se afastam de sua fonte de nutrição, elas ficam menores e mais achatadas, se transformando em uma proteína insolúvel chamada queratina. Uma vez na superfície externa, elas permanecem durante pouco tempo como uma cobertura protetora e, em seguida, se descamam em conseqüência de lavagem e fricção.
Portanto, a pele é um órgão dinâmico, que está constantemente em renovação.
As células que produzem a pele constituem aproximadamente 95% da epiderme do corpo. As células restantes produzem um pigmento negro, a melanina. A melanina é a responsável pela coloração da pele e ajuda a protegê-la contra os raios de luz ultravioleta. Todas as pessoas de todas as raças nascem com o mesmo número de células de pigmentação (melanócitos). Todavia, o índice em que as glândulas de melanina são formadas nessas células e o seu grau de concentração na epiderme são características hereditárias e os principais fatores nas diferenças de cor da pele, assim como a exposição à luz solar.

Derme (córion)
Encontrada abaixo da epiderme, a derme constitui 90% da massa da pele. Ela é um manto denso de fortes fibras brancas (colágeno) e fibras elásticas amarelas (elastina), através das quais os vasos sangüíneos, células musculares, fibras nervosas, canais linfáticos, folículos pilosos e glândulas estão entremeados. A derme concede força e elasticidade à pele.
A interface entre a epiderme e a derme é extremamente irregular e consiste de uma sucessão de papilas, ou projeções semelhantes a dedos, que são pequenas onde a pele é fina e mais longas na pele da palma das mãos e da sola dos pés. As papilas na palma das mãos e na sola dos pés estão associadas a elevações na epiderme, as quais produzem saliências que são a base para a identificação da impressão digital.
À medida que envelhecemos, a derme vai afinando e a pele se torna mais transparente, o que contribui para a saliência dos vasos sangüíneos na pele das pessoas mais idosas.

Hipoderme (tecido subcutâneo)
Sob a derme está o tecido subcutâneo, que é composto em sua maior parte por gordura e pelo qual passam os vasos sangüíneos e nervos. Esta camada, que é especializada em produzir gordura, é distribuída desigualmente pelo corpo. As raízes das nossas glândulas sebáceas e sudoríparas estão localizadas nessa camada. O tecido subcutâneo afina e desaparece com o envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário